domingo, 2 de novembro de 2008

Educar para fazer melhores escolhas

Educar para fazer melhores escolhas
José Manuel Moran
Especialista em educação humanista inovadora
Precisamos fazer cada vez mais cedo escolhas.
Através da educação este caminho se torna mais fácil, pois temos condições de fazer escolhas intelectuais, emocionais, profissionais e sociais na construção de uma vida com de sentido e realização.
Aprender não é acumular informações, mas transformá-la em conhecimento que ajuda fazer escolhas interessantes entre idéias, valores, visões de mundo, com freqüências conflitantes.
Isto não pode ser atribuído somente à escola, mas também à família, muitas vezes nas escolas professores, coordenadores... Precisam ser de tudo um pouco e muitas vezes deixam o conhecimento de lado para podermos ajudar os alunos, com isso colaboram para a formação de seus alunos.
Acredito que os professores ajudam muito nas escolhas dos alunos quando os alunos se deixam ser ajudados.
Isto se concretiza quando vemos alunos que foram nossos no ensino fundamental iniciam uma faculdade, arrumam um bom emprego...
Muitos alunos ficam com medo se acomodam e não possuem um olhar crítico sobre sua vida.
O mundo cada vez mais exige mudanças, mas há muitos valores que são diferentes da vivência profissional dos professores e sem a colaboração da família não conseguem ajudar seus alunos a se realizarem profissionalmente.